domingo, 16 de agosto de 2015

[HB] Documentário: O Dia que Durou 21 Anos. Como e quem armou o golpe de 1964 no Brasil

A quem não assistiu, deveria assistir. Este é talvez um dos documentários mais enfáticos sobre a tramoia que resultou no golpe de Estado de 1964 que culminou numa ditadura de 21 anos (daí o jogo de palavras no título).

O documentário serve praquelas pessoas que têm uma visão 'ingênua' (pra não usar um termo mais duro) de achar que a política de um país se resume a questões internas e de que não há ingerência externas (de potências) sobre países mais vulneráveis, caso do Brasil da época e eu diria que até do Brasil atual, pois o surto messiânico, de sebastianismo, de parte da população, que em ciclos se agarra a discursos moralistas de "salvação" pra "depurar" o país (a retórica do deixar o "país limpinho", que esconde outros interesses políticos por trás disso), não passou e causa espanto no mundo. Depurações messiânicas essas que quase sempre deixam o país pior.

Colocarei o link da Sinopse ou apresentação do filme pois o texto é longo, e quando a gente escreve ou coloca textos longos o povo acaba não lendo, e se bobear nem assistem ao vídeo (que é o que de fato importa). Qualquer semelhança com grupos estranhos (Black Blocs, grupos radicais "liberais" bancados por magnatas norte-americanos Link1, Link2) inflando a multidão, principalmente em 2013 naquelas "marchas de junho". Esses casos não são mera coincidência, apesar do povo ter dado margem a isto.

Sinopse 1, Sinopse 2

Geopolítica não é brincadeira, mas está sendo tratada como coisa banal por parte do país, e em erros que o povo comete - inflado por uma mídia oligopolizada (alinhada politicamente com alguns países) e por ignorância (a maioria dos brasileiros lê muito pouco, isso quando leem, além de mostrarem uma cabeça fechada pra refletir sobre as coisas, e isso é um problema sério) - esses erros podem sair caro, como uma ditadura de 21 anos ou a perda do pré-Sal de 1 trilhão por "20 centavos" (que era o refrão das "jornadas de junho" de 2013), fora o ataque ao programa nuclear do país com a prisão do Almirante Othon, assunto que tentarei abordar em outro post pois é algo muito sério. Em outro país um ataque desses a um programa nuclear teria repercussão pesada da imprensa e discussão por parte do povo pois diz respeito à soberania do país.


https://www.youtube.com/watch?v=U91gtFREBY0
Link alternativo no Vimeo:
https://vimeo.com/75162051

O dia que durou 21 anos from Ivan Fayvit on Vimeo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...