quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Onda - Die Welle (A terceira onda, fascismo, Filme)

Não vou traduzir ou colar sinopse do filme pois acho melhor que quem acesse o post leia os links abaixo sobre o filme e o experimento da "Onda".

O filme é baseado em fatos reais descritos no experimento do prof. Ron Jones chamado A Terceira Onda, de 1967, que é descrito no verbete da Wikipedia em inglês: The Third Wave. Ou aqui, ou aqui, ou aqui (Spiegel, em alemão), ou aqui (em alemão), ou finalmente aqui (em inglês).

O verdadeiro Ron Jones é este que aparece sendo apresentado ao grupo de filmagem do filme na Alemanha:


Abaixo só em português:

A Onda (Die Welle) - ECA/USP: Link
Conferir o texto recuperado com o web.archive.org:
‘A onda’ e o irracionalismo dos grupos* (comentário sobre o filme “A onda”). Link

A Onda Fascista (Revista de História): Link Link
Site Crítica Daquele Filme - A Onda: Link
Site Obvious - A Terceira Onda: Fascismo na Escola: Link

Só um aviso: alguns dos links contém narrativas do filme, caso não queira lê-los antes de assistir o filme, fica dado o recado.

Vou colocar abaixo uma versão do filme A Onda, só que a primeira deles dos anos oitenta (1981) que é uma produção dos EUA pra TV com duração de 46 minutos, dublado em português, uma preciosidade pois é difícil de encontrar a versão antiga do filme principalmente a dublada (créditos a quem subiu o filme clicando no link do Youtube). Também vou colocar a versão de 2008, a mais recente e produção alemã, só que dublada (português) pois a versão original está com problemas de legenda no Youtube.

Dados técnicos do filme de 1981: Link1 Link2
Dados técnicos do filme de 2008: Link1 Link2

A Onda (The Wave, 1981)
The Wave, in english

A Onda (versão alemã de 2008, dublada)


Mais outro aviso: não há garantia alguma de que os vídeos no Youtube durarão pra "sempre", este site constantemente corta vários vídeos que sobem, mesmo os que são pra fins educativos e não comerciais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...