segunda-feira, 5 de março de 2012

O escritor húngaro Akos Kertesz pede asilo ao Canadá

Em uma carta aberta publicada em agosto, Kertesz afirmou que seus compatriotas estavam suprimindo sua responsabilidade no Holocausto dos judeus húngaros

Cultura | 04/03/2012 - 18:44h

Budapeste (dpa) - O escritor húngaro Akos Kertesz solicitou asilo no Canadá depois de sofrer uma "campanha difamatória" em seu país, segundo denunciou hoje sua assessoria de imprensa. O novelista e roteirista judeu de 79 anos se encontra com sua mulher em Montreal desde o dia 29 de fevereiro, informou a mídia húngara. Kertesz solicitou no Canadá o status de refugiado devido aos "danos psíquicos e ameaças" sofridos como consequência de uma "campanha difamatória" na Hungria.

O escritor denunciou ter sido "insultado e golpeado em plena rua", o que assegura que pôs sua vida em perigo. O escritor, que tem vínculos com o Prêmio Nobel de Literatura Imre Kertesz, manteve nos últimos meses uma forte polêmica com o governo húngaro. Em uma carta aberta publicada em agosto, Kertesz sostentou que seus compatriotas estavam suprimindo sua responsabilidade no Holocausto dos judeus húngaros.

E escreveu: "O húngaro é geneticamente submisso ao governo". As afirmações provocaram uma dura campanha dos círculos próximos ao governo direitista, que tem como primeiro ministro desde 2010, Viktor Orban. No mês passado, a ativista romani Viktoria Mohacsi e ex-legisladora europeia também pediu asilo no Canadá.

Fonte: LaVanguardia.com (Espanha)
http://www.lavanguardia.com/cultura/20120304/54264159495/akos-kertesz-asilo-canada.html
Tradução: Roberto Lucena

4 comentários:

Unknown disse...

Os Racistas judeus são cada vez mais odiados no mundo inteiro por causa que se intrometem nos países onde vivem. Vão pra o inferno em Israel ou Nova Iorque!

Unknown disse...

Os Racistas judeus são cada vez mais odiados no mundo inteiro por causa que se intrometem nos países onde vivem. Vão pra o inferno em Israel ou Nova Iorque!

Roberto disse...

"Os Racistas judeus são cada vez mais odiados no mundo inteiro por causa que se intrometem nos países onde vivem. Vão pra o inferno em Israel ou Nova Iorque!"

Levando em conta que você é romeno naturalizado brasileiro (não é brasileiro nato) e desconhece as nuances do país, além de estar se intrometendo de forma indevida em questões políticas do país, quem deveria ir pra Israel ou Nova Iorque era você pra parar de introjetar racismo no Brasil.

Se quer tanto falar com judeus por que não escreve isso que você escreveu diretamente àquela CONIB ou essas entidades judaicas? Mandar judeus pra Nova Iorque aqui e nada dá no mesmo, a maioria não lê posts antigos e eu não sou judeu, e não tenho tolerância com estrangeiro xenófobo criando problemas de racismo no meu país, filhote de Codreanu.

Roberto disse...

Pra te ajudar, envie essas mensagens pra esses emails, assim você mostra sua valentia diretamente a quem você odeia, ou não passa de um fanfarrão:
comunicacao@fierj.org.br
http://www.conib.org.br/faleconosco
http://firs.org.br/fale-conosco

Não estou interessado em ler idiotice de romeno imbecil que se cagava de medo dos soviéticos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...