sábado, 10 de janeiro de 2009

Livro que conta história falsa sobre o Holocausto causa polêmica nos EUA

NOVA YORK, EUA (AFP) — Um livro sobre os campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, supostamente baseado em fatos reais, deu origem a um forte debate nos Estados Unidos, onde um editor insiste em publicá-lo como obra de ficção, contrariando a opinião de muitos sobreviventes do Holocausto.

"O anjo na cerca" (Angel at the Fence) relata a história, apresentada como real, de Herman Rosenblat, judeu sobrevivente do campo de concentração nazista de Schlieben, na Alemanha.

Rosenblat, hoje com 79 anos, conta que durante seu período de cativeiro, em 1945, uma menina jogava maçãs e outros alimentos para ele por cima da cerca do campo de concentração.

Doze anos depois, quando emigrou para os Estados Unidos, o sobrevivente conhece em Nova York uma jovem polonesa, Roma Radzicki, que segundo a história era a menina das maçãs, e eles se casam.

Rosenblat e Radzicki estão juntos até hoje e moram na Flórida.

O autor venceu um concurso literário com o relato, que inspirou um livro para crianças e teve seus direitos comprados por um estúdio de cinema para a produção de um roteiro adaptado.

Rosenblat chegou a ser convidado a participar do popular programa da apresentadora Oprah Winfrey, que descreveu seu livro como "a mais bela história de amor que eu já vi nos 22 anos desse show".

A editora Berkley Books, filial da Penguin, havia anunciado sua publicação para o próximo mês, mas precisou se retratar depois que a revista New Republic demonstrou, baseada em relatos de outros sobreviventes do Holocausto e de familiares de Rosenblat, que a história das maçãs era falsa.

Especialistas explicaram que seria impossível para a menina jogar as maçãs, considerando as características do lugar. Rosenblat então admitiu, através de seu agente, que este detalhe da história havia sido inventado.

Em um comunicado publicado na semana passada, a Berkley Books indicou que, além de cancelar a publicação de "O anjo na cerca", "pedirá ao autor e a seu agente que devolvam todo o dinheiro recebido pelo livro".

O caso gerou polêmica sobre o impacto negativo da história falsa e seu efeito contraproducente para a memória do Holocausto.

Mesmo assim, uma pequena editora de White Plains, em Nova York, a York House Press, insiste em publicar o livro, com algumas modificações.

"Entendemos a indignação sentida pelos historiadores do Holocausto que trabalham sem descanso para estabelecer fatos, e que devem garantir a integridade dos relatos de sobreviventes para combater antissemitas e negadores do Holocausto, que ainda são muitos", indicou a York House em um comunicado.

No entanto, continua, "acreditamos que as motivações de Rosenblat eram muito humanas, compreensíveis e perdoáveis".

A York House Press informa que "participou de sérias discussões para publicar uma obra de ficção baseada no roteiro, que passaria a se chamar 'Uma flor na cerca', sobre a vida e a história de amor de Herman Rosenblat".

Fonte: AFP
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gwwZG-dVjn901RXPuNt34zc5Mzfw

Matérias(em inglês):
Author, publisher defend disputed Holocaust memoir
http://www2.whdh.com/news/articles/entertainment/BO99626/
Blog da historiadora Deborah Lipstadt
A Danger Greater Than Denial Opinion
http://lipstadt.blogspot.com/2008/12/apples-over-fence-12-lipstadt.html

Comentário: infelizmente é este tipo de coisa que acaba dando alguma munição ou alimentando as mentiras desvairadas das viúvas de Hitler(negadores do Holocausto)que exploram a aversão ou preconceito a judeus(antissemitismo)para inculcar nas pessoas que não posição formada a respeito do nazismo(repúdio a esta ideologia genocida), os negadores do Holocausto("revisionistas")dão roupagem nova a mitologia conspiratória(fantasiosa)de livros antissemitas apócrifos como os Protocolos dos Sábios de Sião(feito na Rússia czarista para disseminar ódio a judeus)em torno do Holocausto alegando que o mesmo foi uma "invenção" fruto de uma conspiração judaica e da maçonaria pro mundo "sentir pena" de judeus, com o intuito de negar parcialmente ou totalmente e banalizar o Holocausto e limpar a imagem suja de sangue, racismo e genocídio do nazifascismo.

Parabéns aos historiadores do Holocausto que se manifestaram e foram consultados e criticaram a publicação do livro.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...