terça-feira, 25 de novembro de 2008

Einsatzgruppen: Testemunho de August Hafner

Depoimento do SS-Oberstrumfuhrer August Hafner sobre execução de crianças

"... então Blobel ordenou-me que as crianças fossem executadas. Eu perguntei a ele, "Porque quem deve ser feito o fuzilamento?". Ele respondeu, "Pelas Waffen-SS". Eu levantei uma objeção e disse, "Eles são jovens. Como iremos responder a eles se os fizermos fuzilar crianças pequenas?" A isto ele respondeu, "Então use seus próprios
homens". Eu disse "Como eles podem fazer isso? Eles tem crianças pequenas como nós". Este cabo de guerra se prolongou por cerca de dez minutos... Eu sugeri que a milícia ucraniana do Feldkommandant fuzilasse as crianças. Não houveram objeções de ambos os lados.

Eu fui até as árvores sozinho. A Wehrmacht havia previamente cavado uma vala. As crianças foram trazidas ao local por um trator. Eu não tinha nada a ver com os procedimentos técnicos. Os ucranianos estavam em volta, tremendo. As crianças foram descidas do trator. Elas foram alinhadas ao longo da vala e fuziladas de forma a cairem dentro dela. Os ucranianos não miraram em nenhuma parte específica do corpo. Elas cairam dentro da vala. Os lamentos são indescritíveis. Eu nunca esquecerei aquela cena pelo resto de minha vida.Eu acho muito difícil de enfrentar. Eu lembro em particular de uma garota pequena que me pegou pela mão. Ela também foi fuzilada posteriormente...

A vala ficava próxima das árvores. Ela não ficava próxima a linha de tiro. A execução foi realizada a tarde entre 3:30 e 4:00. Ela ocorreu no dia seguinte as discussões com o Feldkommandanten.... Muitas criaças foram atingidas quatro ou cinco vezes ate que morressem."

Klee, Ernst, Willi Dressen and Volker Riess, editors. The Good Old Days: The Holocaust as Seen by Its Perpetrators and Bystanders. New York: The Free Press.1988. pp. 153 - 154

Fonte:
http://www.einsatzgruppenarchives.com/hafner.html

[traduzido por Aureliano]
http://br.groups.yahoo.com/group/Holocausto-Doc/message/6348

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...