terça-feira, 6 de maio de 2008

Carta prova que [Albert] Speer sabia do Holocausto

Traduzido por Leo Gott à partir do link:
http://www.guardian.co.uk/world/2007/mar/13/secondworldwar.kateconnolly

Matéria publicada no The Guardian em 13/07/2007

Uma carta recém descoberta do arquiteto e Ministro do Armamento de Adolf Hitler Albert Speer oferece prova de que ele sabia sobre os planos para exterminar os judeus, apesar das suas repetidas afirmações ao contrário.

Escrevendo em 1971 a Hélène Jeanty, viúva de um líder da resistência belga, Speer admite que esteve na conferência em que Heinrich Himmler, o chefe da SS e da Gestapo, revelou os planos para o extermínio dos judeus, que é conhecido como discurso de Posen [ou Poznan]. A insistência de Speer em dizer que ele havia deixado o encontro antes do final, provavelmente deve tê-lo poupado da execução no Julgamento de Nuremberg, no fim da Segunda Guerra Mundial.

Na carta a Jeanty, escrita em 23/12/1971, Speer escreveu: "Não há dúvida - Eu estava presente quando Himmler anunciou em 06/10/1943 que todos os judeus seriam mortos". Ele continuou: "Quem poderia acreditar que eu estava arrependido, que teria sido mais fácil de ter escrito tudo isto em minhas memórias?"

Isto o ajudou a obter a fama de "O bom nazista" e a imagem de gênio de arquitetura que em um mau passo ingressara nos círculos nazistas para avançar em sua carreira. Ao invés de ser condenado à morte como o foram vários nazistas do alto escalão, Speer cumpriu 20 anos na prisão, principalmente por ter usado trabalho escravo.

Speer, que morreu em Londres em 1981, negou ter conhecimento na época sobre o Holocausto em seu livro mais vendido Inside the Third Reich de 1969, assim como em longas entrevistas com a autora britânica Gitta Sereny, que escreveu sua biografia.

A carta faz parte de uma coleção de 100 cartas que foram trocadas entre Speer e a senhora Jeanty, escritas entre 1971 e 1981, encontradas recentemente na Grã-Bretanha. Eles devem ser leiloadas em Bonhams, Londres, em 27 de março [de 2008].
Na foto acima: Adolf Hitler e Albert Speer olhando projetos de arquitetura.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...