segunda-feira, 27 de agosto de 2007

66 Perguntas e Respostas sobre o Holocausto - Pergunta 30

Traduzido por Leo Gott

30. Quanto tempo se leva para ventilar uma área fumigada com Zyklon-B?

O IHR diz:

Normalmente, umas 20 horas. O procedimento completo é extremamente complicado e técnico. Tem que usar máscaras anti-gás e só pode ser executado por técnicos muito bem preparados.

Nizkor responde:

Não. O número de "20 horas" é irrelevante por determinadas razões.

Em primeiro lugar, a cifra é aplicada a edifícios normais, sem sistemas de ventilação, comerciais ou residenciais.

Não se deve entrar em um edifício normal durante esse período de tempo, já que existe muito pouca, se é que existe, ventilação forçada.

Mais ainda, objetos como almofadas, cortinas,móveis... aumentam o tempo necessário para recuperar o ar limpo. Em troca, as câmaras de gás nazistas eram cômodos vazios de cimento com sistemas de ventilação, pelo que bastava cinco minutos para ventilá-las (ver Gutman, Anatomy of the Auschwitz Death Camp, 1994, p. 232).

Algumas câmaras de gás não tinham sistemas de ventilação; nestas, os encarregados de recolher os cadáveres usavam máscaras anti-gás.

Assim mesmo, esta cifra depende muito de normas estritas de segurança para ser real. As normas de segurança não se aplicam em tempos de guerra, especialmente quando o fim é matar mil pessoas o mais rápido possível. Os alemães possuíam uma grande experiência no uso de gases em geral, e do Zyklon em particular, uma vez que se usava frequentemente para despiolhar.

Talvez a próxima afirmação dos negadores do Holocausto será que os alemães nunca derrubaram aviões aliados porque é impossíble disparar com a metralhadora de um bombardeiro sem se se poste adequadamente um cinto de segurança de acordo com as normas da Administração Federal de Aviação (FAA).


Mais ainda, os SS usaram os Sonderkommandos, prisioneiros usados como mão de obra, para recolher os cadáveres das câmaras de gás e incinerá-los.

Indispensável dizer que não lhes importava muito se os Sonderkommandos iriam sofrer os efeitos dos restos do gás.

Além de que trabalhavam sob pena de morte - a primeira coisa que havia de serviço para um novo Sonderkommando era queimar os cadáveres dos homens do Sonderkommando que ocupavam anteriormente seu posto.


Se o "período de ventilação de 20 horas" for certo, isto significa que os cadáveres dos condenados à morte executados com HCN nas câmaras de gás dos Estados Unidos permaneceriam atados ao cinto por 20 horas depois de morrer.


Veja também a pergunta 31, e a seção apropriada da FAQ sobre Auschwitz.

Leitura recomendada: Anatomy of the Auschwitz Death Camp (Anatomia do Campo da Morte de Auschwitz)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...